A 4 de Maio de 2007 – Morre Jeremias Nguenha, 37 anos, músico moçambicano, contestatário do poder.

Vindo do Bairro de Mavalane, apareceu, no meio da década 1990, aquele que veio a revelar-se como sendo o maior poeta da Música Ligeira Moçambicana: o genial e inimitável Jeremias Ngwenha.
A Música Ligeira Moçambicana, desde o seu início, teve brilhantes poetas e excelentes liricistas, contudo, Ngwenha (e)levou a poesia à um outro nível. E deu um outro significado ao protesto. Onde Zeca Alage havia parado na contestação das desgraças da guerra civil, Jeremias Ngwenha começou para protestar contra as injustiças sociais do Moçambique pacificado.
E trouxe uma poesia tão vulgar e, simultaneamente, tão inteligente; poesia forte que criticava o poder vigente e, sem hipocrisia, se solidarizava aos carenciados e injustiçados; que a sua música acabou reduzida à sua poesia.
“Kassi Ka Maputo”, aqui na sua versão original, é mais forte e incisiva do que a versão que posteriormente apareceu em La Famba Bicha. O hit “Vada Voche” não diminuiu em nada com o passar dos anos, nem a sua força rítmica nem a actualidade da sua letra, e continua a surpreender, passados tantos anos. “Hayekani Massango”, música que apareceu na colectânea Vidas Positivas — disco composto de músicas de vários artistas, que procurava chamar atenção para o drama do HIV/SIDA –, com as especulações que foram — e ainda são — veiculadas sobre as causas da morte do artista — que muitos associaram e/ou associam àquela doença –, hoje tornou-se perversa e curiosa, mas mantém-se uma grande música.

Jeremias Ngwenha, realmente, partiu cedo. Com apenas 35 anos de idade. Tal qual outros furacões que abalaram e mudaram a Música Moçambicana — Zeca Alage partiu com 34 anos; Zaida Chongo foi-se com 33 anos; Tony Django deixou-nos com 38 anos. Nenhum deles chegou à velhice, todavia, as obras que deixaram vão envelhecer com os moçambicanos. E os moçambicanos têm se recordado, amiúde, do grande Jeremias Ngwenha e têm celebrado estas 3 grandes músicas — e outras que deixou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Acrítico

Leituras dispersas

Blog Português sem Mistério

Dicas de português. Conheça os erros mais frequentes de gramática e ortografia. Serviço de revisão de texto. Betty Vibranovski

Declínio e Queda

Filipe Nunes Vicente, Pedro Picoito, Luis M. Jorge

Abaciente's Blog

De tudo um pouco

Praça do Bocage

Conversa sobre o que nos dá na real gana…

Mike's Weblog

Sejam bem-vindos

xkcd.com

De tudo um pouco

De tudo um pouco

WIRED

De tudo um pouco

WIRED

De tudo um pouco

Feed: All Latest

De tudo um pouco

WebMD Health

De tudo um pouco

Vias de Facto

De tudo um pouco

Inimaginabil

De tudo um pouco

Vamos!

De tudo um pouco

Vermelho Cor de Alface

De tudo um pouco

VADE RETRO

De tudo um pouco

Urban Word of the Day

De tudo um pouco

Trix-Nitrix

De tudo um pouco

%d bloggers like this: